quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Musterreiter

Nas regiões de colonização alemã o caixeiro viajante era conhecido como "Musterreiter" ou na tradução literal "cavaleiro do amostruário".
A história do clube Caixeiros Viajantes começa a ser escrita na década de 1880 quando, por conseqüência de uma enchente no rio Caí, seis caixeiros viajantes ficam retidos na cidade de Feliz e fomentam o desejo de criar uma associação de encontro, recreio, ajuda e defesa dos interesses do grupo. O local escolhido para a sede da associação foi a cidade de Porto Alegre, mais precisamente o mato Mostardeiro, utilizado pelos viajantes comerciais como local de acampamentos e refeições. O desejo formalizou-se em 26 de dezembro de 1885 com a criação do “Musterreiter Club”, traduzido literalmente como “Clube dos Cavaleiros de Amostras”. A associação de origem predominantemente germânica teve como primeiro presidente – eleito em votação -, Albrecht Lorenz, e a finalidade de “apoiar seus associados quando estiverem com suas atividades comerciais prejudicadas por doença ou qualquer tipo de impedimento, respondendo por suas obrigações profissionais”, conforme a ata de fundação.
O crescente surgimento de sociedades de caixeiros viajantes pelo estado fez com que, em 1º de junho de 1936, através da fusão do “Musterreiter Club” com a “Associação Serrana dos Caixeiros Viajantes” (fundada em 1932), surgisse a “Associação Sul-Riograndense dos Viajantes Comerciais”, o clube Caixeiros Viajantes como é conhecido. Em 1942, o clube recebeu a adesão da Sociedade de Tiro de Porto Alegre (fundada em 1869). Fonte: Clube Caixeiros Viajantes e Histórias do Vale do Caí por Renato Klein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário